Edital de Abertura de Concurso Público do Banco do Brasil
Os editais de abertura de seleção de candidatos para as vagas oferecidas por meio de concurso público para o Banco do Brasil, até então, de acordo com a última seleção, sempre foram objetivando a formação de cadastro de reserva para provimento de vagas no nível inicial da Carreira Administrativa para o cargo de Escriturário, que exige nível médio.
As contratações, em princípio, foram para lotação nas dependências situadas em estados específicos, como no último que a abertura de vagas foi para o Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
Dentre o total de vagas oferecidas nos editais durante o prazo de validade da seleção externa, houve sempre a reserva para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas pretas ou pardas (PPP).
No edital sempre há a discrição da seleção feita através da aplicação de provas objetivas (1ª Etapa), de caráter eliminatório e classificatório, e de prova de redação (2ª Etapa), de caráter eliminatório. A terceira etapa sendo sempre composta por exames médicos e procedimentos admissionais, de responsabilidade do próprio Banco do Brasil.
Segundo os editais passados, quando o candidato for classificado na Seleção Externa, teve sua classificação por Microrregião/Macrorregião/UF de acordo com a sua opção no ato da inscrição.
O candidato classificado na Seleção é convocado em função das necessidades do Banco do Brasil, e então, a assinar o Contrato Individual de Trabalho com a instituição, a qual se regerá pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sujeitando-se às normas do Regulamento de Pessoal e ao Plano de Cargos e Salários da Empresa, obedecidas as ordens de classificação, de acordo com a sua opção no ato da inscrição, a saber: a) classificação na Microrregião; b) classificação na Macrorregião; e c) classificação na UF.
Quando o candidato não aceita tomar posse na dependência fora da Microrregião na qual se inscreveu, este candidato é excluído da classificação por Macrorregião, mas mantendo, no entanto, a sua classificação na Microrregião na qual se inscreveu.
Os editais, geralmente, valem por um prazo de 01 (um) ano a contar da data de sua publicação de Edital de Homologação dos resultados finais, mas podendo ser prorrogado uma única vez por um período igual a critério exclusivo do Banco do Brasil.
Uma boa Mudança no edital do concurso do Banco do Brasil
A boa noticia a respeito de seus editais, é que a partir de seu próximo edital o Banco do Brasil não vai mais realizar concursos públicos exclusivos para cadastro de reserva. Em suas próximas seleções, o Banco do Brasil fará constar nos editais uma previsão de vagas disponíveis, que deve representar a real necessidade do Banco.
Esta decisão é o resultado do Acordo Judicial firmado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pelo procurador Carlos Eduardo Carvalho Brisolla e o Banco do Brasil, que desta forma, faz garantir mais transparência nos concursos realizados pela instituição bancária.
Aviso
Há uma previsão para maio de 2015 o lançamento de mais um edital de concurso para o Banco do Brasil, com possíveis vagas para parte dos seguintes estados: Amazonas e Santa Catarina, incluindo também, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e o Rio Grande do Sul.
Fique Ligado
Segundo todos editais, “A falta de comprovação, até a data da posse, de qualquer dos requisitos para contratação ou a prática de falsidade ideológica em prova documental acarretará cancelamento da inscrição do candidato, sua eliminação da respectiva Seleção Externa e a anulação de todos os atos com respeito a ele praticados pelo Banco do Brasil S.A.,”.
Fonte: www.cesgranrio.org.br.