Como Passar no Concurso do Banco do Brasil

Como passar no concurso do Banco do Brasil

Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.

Lao-Tsé

 

Certamente você quer saber como passar no concurso do Banco do Brasil da maneira mais rápida e fácil. Então, tenho uma boa e uma má notícia para você. A boa notícia é que existem maneiras mais rápidas e mais fáceis de como passar no concurso do Banco do Brasil; e a má, é que talvez não sejam tão rápidas e fáceis quanto você deseja, e, para alcançar seu objetivo você terá que conhecer suas fraquezas!

Antigamente, passar em um concurso público era uma tarefa mais fácil. Além das provas meio suspeitas, com famílias inteiras trabalhando nos órgãos públicos, também o acesso á informação era mais difícil. Hoje, todos têm acesso aos melhores cursos preparatórios e, a informação é mais fácil de ser obtida. Ou seja, não adianta mais ter um padrinho que vai ajudar a “passar” ou simplesmente dar uma estudada: concurso é coisa séria e deve ser tratado como prioridade.

Vamos lá então, o que você precisa fazer para passar:

 

Conheça suas fraquezas

Não pense que aqueles que passam em concursos são gênios ou superdotados, de maneira nenhuma. São pessoas comuns que, com esforço, conseguiram alcançar seu objetivo. Não tem como passar no concurso do Banco do Brasil sem primeiramente descobrir suas fraquezas. Então, para ajudá-lo nessa tarefa listei as principais fraquezas dos candidatos ao concurso do BB com possíveis soluções:

Interpretação e língua portuguesa

Além da prova de língua portuguesa ser difícil, o conhecimento da língua portuguesa também é necessário para que você possa entender as perguntas em todas as outras matérias. Não há como passar no concurso do Banco do Brasil sem saber interpretar e conhecer as regras básicas de nossa língua. A boa notícia é que, a menos que você seja uma ameba (não se preocupe, se você está lendo isso aqui e entendendo você não é uma ameba), você consegue facilmente entender a lógica por trás da interpretação e melhorar seu conhecimento em língua portuguesa (by the way… o blog aqui é coloquial… você encontrará muitos “erros” da língua falada, ok? ).  Se você tem dificuldade de interpretação e língua portuguesa, um bom curso preparatório para o concurso do BB certamente vai ser a solução. As bancas também costumam repetir o mesmo estilo de questão, então, fazer as provas anteriores do Banco do Brasil pode ser uma ótima maneira de entender o estilo da banca e ver como você está.

No último concurso, a prova de língua portuguesa cobrou exatamente os conteúdos que estavam no edital:  compreensão de texto, regência verbal (verbo informar), reescrita de texto, identificação de classes gramaticais, emprego de verbos (querer), emprego de vírgulas, acento indicativo de crase, concordância e ortografia. Dominando esses itens, o que não é difícil, apenas exige esforço, você terá chance de arrasar na prova!

 

Língua Inglesa

               Se sua dificuldade é Inglês, recomendo a leitura do artigo: Inglês Concurso Banco do Brasil.  O desafio do Inglês costuma ser um tormento para todos os aprovados, e infelizmente o chute não é uma opção.  Não se preocupe, você não precisa de 5 anos de cursinho para dominar o inglês exigido para o banco, MAS você precisa conhecer algumas palavras do vocabulário e regras básicas de gramática. Não é o tipo de coisa que você conseguirá aprender depois do edital, por isso, se você não sabe nada de Inglês, comece já a estudar. O artigo sobre Inglês no concurso do Banco do Brasil dá excelentes dicas.

 

Raciocínio lógico e matemático

Não há como passar no concurso do Banco do Brasil sem entender bem de matemática e estatística.  A prova do Banco do Brasil costuma ter questões muito similares de SAC, Taxas, Probabilidade e Juros. Estudar matemática não tem segredo, você precisa conhecer a banca e fazer muitos exercícios.

Redação

               As técnicas de redação são receitas de bolo, e, assim como preparar um bolo exige experiência e treino, a única maneira de fazer uma boa redação é através do treino. Os bons cursos preparatórios para o concurso do Banco do Brasil vão ajuda-lo a aprender a fazer redação e seria interessante, também, treinar muito as técnicas fazendo muitas redações e pedindo para alguém corrigir. Também é importante controlar o tempo e aprender a escrever de maneira rápida e eficiente.

Aprender a memorizar

Você não tem como passar no concurso do Banco do Brasil, ou qualquer outro concurso público, sem aprender a memorizar. Saber boas técnicas de memorização, entre elas como resumir, como revisar, como estudar por mapas mentais e Flashcards é excelente. Você pode encontrar algumas dessas técnicas no livro Kindle: CONCURSO DO BANCO DO BRASIL: GUIA COMPLETO DE ORIENTAÇÃO, PREPARAÇÃO E ESTUDOS.

Motivação

               A motivação é algo EXTREMAMENTE PESSOAL, e, ninguém motiva ninguém.  Ou seja, não conseguirei aqui em um parágrafo motivar você, isso não existe. A falta de motivação destrói muitos bons candidatos, eu diria que sem motivação não há como passar no concurso do Banco do Brasil. No entanto, nós podemos constantemente “trazer à memória aquilo que nos dá esperança”, podemos lembrar-nos dos motivos que nos fazem estudar e visualizar nossa vida após aprovado. Muitas pessoas não gostam de sonhar com o medo da decepção, eu diria que para essas pessoas a decepção já ocorreu e não há esperança. Então meu amigo, sonhe, visualize e batalhe para chegar lá!

Organização

               Se você optou estudar por cursos online para o Banco do Brasil, você precisará de um bom cronograma de estudos e revisão. Se essa é uma de suas fraquezas, também recomendamos o Kindle: CONCURSO DO BANCO DO BRASIL: GUIA COMPLETO DE ORIENTAÇÃO, PREPARAÇÃO E ESTUDOS.

Emocional

               Um bom preparo emocional é essencial para qualquer candidato. Infelizmente, isso não é algo que se consiga da noite para o dia e, na maioria das vezes um bom profissional pode ajuda-lo em tal tarefa. Felizmente, hoje em dia temos ótimos profissionais especializados tanto em aprendizado quanto psicoterapia.

Outras fraquezas

               Infelizmente, não temos como mapear todas as fraquezas que podem impedi-lo de passar no próximo concurso do Banco do Brasil. Podemos pensar em várias outras como distrações (seriados, vídeo-game, facebook, whatsapp, etc), falta de dinheiro para bons materiais, falta de tempo, falta de apoio familiar, falta de confiança em si mesmo, falta de foco, etc etc. Por mais que venhamos abordar todas as fraquezas possíveis, não conseguiremos. Então, convido você mesmo a traçar uma linha imaginária entre você e a tão sonhada cadeira azul do BB e tende imaginar tudo aquilo que pode atrapalhar você de chegar lá. Anote e compartilhe conosco nos comentários, ficaremos feliz em trocar ideias!

Afinal, como passar no concurso do Banco do Brasil?

Passar em qualquer concurso exige dedicação e autoconhecimento, e, uma vez que você consegue identificar suas fraquezas e neutralizá-las, seja através de estudo ou algum tipo de ajuda externa, você aumentará absurdamente as chances de ser aprovado no tão sonhado concurso do Banco do Brasil. Boa sorte e força em Deus!

Tags:

3 Comentário
  1. Responda
    Fernando Tavares junho 19, 2016 at 12:13 am

    Oi!
    Poderia passar mais dicas sobre redação? Sou péssimo nisso!
    Valeu!

  2. Responda
    Anônimo Abril 13, 2016 at 1:43 am

    Muito bom valeu.
    Pedro Cardoso

  3. Responda
    Walmir Lucena Abril 3, 2016 at 2:46 am

    Eu estou estudando para o INSS a muito tempo e espero fazer uma boa prova, pois sei das dificuldade que passei e de todos que estudam para concurso público. Apesar de meu tempo para estudar ser limitado, eu sempre procurei alternativas para ter o máximo de aproveitamento nos estudos. Eu sempre me preocupei de estudar não só o conteúdo programático do edital, como também, a metodologia cobrada pelas bancas. Muitas pessoas não sabem a importância desse conhecimento que é decisivo para a tão sonhada aprovação.

    Obrigado
    Sucesso a Todos que Estudam!

Deixe seu comentário (pode ser anônimo)