Como estudar para o concurso do Banco do Brasil

Como estudar para o concurso do Banco do Brasil

Como estudar para o concurso do Banco do Brasil

Olá amigo concurseiro, faremos alguns artigos com dicas de como estudar para o Banco do Brasil.  O post de hoje é para conscientizar sobre a maneira correta de estudar para o concurso. Aproveite as dicas abaixo e deixe sua opinião! E lembre-se, essas são apenas dicas, você é capaz de descobrir seus próprios métodos.

Entenda que estudar para o concurso do BB não é o mesmo que estudar para provas

Se você é novo no mundo dos concursos, preciso já “de cara” alertar que estudar para um concurso público é bem diferente de estudar para uma prova da escola ou faculdade. Os estudos para as provas do ensino médio ou superior são direcionados para tarefas específicas, as provas geralmente possuem menos conteúdos e é possível armazenar toda a informação numa memória de “curto prazo”, ou seja, uma revisãozinha antes da prova é o suficiente.

Infelizmente, estudar para o concurso do Banco do Brasil não é tão fácil assim. Os conteúdos são extensos, fáceis de esquecer e a memorização só é possível após muitas leituras e revisões. Mas não se desanime! Estudando da forma correta e com as dicas que lhe daremos aqui, tenho certeza que você conseguirá otimizar seu tempo e preparar-se para o tão sonhado concurso. Lembre-se, tudo que é bom é difícil. Passar em um concurso é recompensador, o estudo é só uma etapa árdua para um belo prêmio no final!

Não deixe seus estudos apenas para os cursinhos

Por mais que o material que indicamos seja de ótima qualidade, apenas ler as aulas ou assistir os vídeos não será suficiente para sua preparação. O professor e as aulas são apenas uma ferramenta. A tarefa árdua está no seu cérebro, e, para isso você terá que aprender a usá-lo de forma eficaz.

Mas afinal, o que é estudar para um concurso?

Estudar, é uma tarefa que você faz sozinho, é o tempo que os concurseiro analisa por conta própria o material que aprendeu na vídeo aula ou apostila.  Ou seja, é o tempo que você efetivamente aprende. Não caia na falsa enganação que você está realmente aprendendo assistindo uma aula ou lendo um material. O estudo é muito mais que isso. Estudar é também fazer flashcards, tomar notas detalhadas do que está sendo dito, fazer esboços, resumos, desenhos, mapas mentais e até mesmo “fingir” que está ensinando a matéria para outra pessoa.

Saiba como estudar de forma eficaz

A principal razão de não entendermos o que é realmente estudar é que esperamos que os outros façam tudo de “mão beijada” para nós. Um bom concurseiro deve ser capaz de desenvolver habilidades de estudo eficazes para que possa estudar de forma mais inteligente e ter mais sucesso no concurso do Banco do Brasil. Você perceberá que o sucesso está mais nas suas mãos do que na capacidade dos professores ou autores do material.

A maioria dos concurseiros pensa que estudar é uma tarefa difícil, realmente é,  mas se você descobrir métodos e ferramentas de estudo eficazes ela poderá se tornar uma tarefa prazerosa e relativamente fácil. Depois de entender essas ferramentas e métodos, você perceberá que estudar da forma correta é menos demorado e mais útil. Continue lendo esse artigo e você descobrirá como tornar seu estudo estudo mais produtivo.

Dica # 1: Escolha um lugar tranquilo para estudar

É importante que você encontre um espaço tranquilo para estudar. Encontre um local que você não ficará distraído. Por exemplo, caso você se distraia facilmente, você não deve estudar perto de uma televisão ou em um local com muitas pessoas. Em vez disso, escolha um quarto silencioso, uma biblioteca ou uma livraria, lugares onde as pessoas estudam em vez de conversarem. Além disso, apesar de muitos estudantes optarem por ouvir música enquanto estudam, isso também pode ser uma distração. Analise se a música o auxilia ou atrapalha nos estudos. Avalie as suas preferências e experimente diferentes lugares para determinar qual ambiente de estudo é ideal para você.

Dica # 2: Defina um horário específico para estudar

O concurseiro que realmente quer passar no Banco do Brasil, deve entender que isso é uma prioridade, então, o estudo deve ser agendado como qualquer compromisso. Ou seja, analise sua agenda e marque um tempo exclusivo para o estudo. Como estudar é um compromisso, escolha os melhores dias e horários para você estudar, não se engane pensando que vai estudar QUANDO DER, isso é desculpa furada. Agende, anote, marque e tenha em mente seus horários de estudos. Também é útil criar um cronograma de estudo, que veremos em outro artigo em maiores detalhes. Além disso, recompense seu tempo de estudo com pausas. Pegue uma xícara de café ou sente-se e feche os olhos por um minuto para limpar sua mente. Eu recomendo que pelo menos a cada 1 hora você tenha uns 10 minutos de pausa. Claro, respeite seu ritmo e veja como você melhor se adapta. Para me recompensar, gosto de dar uma caminhada, ouvir uma música boa ou até mesmo assistir vídeos de humor na internet. Enfim, cada um tem suas ferramentas de compensação (infelizmente a maioria gosta da comida kkkk).

Dica # 3: Certifique-se de que você tem todos os materiais de estudo que você precisa

Certifique-se que você tem todos os materiais que você precisa para estudar antes de começar. Reúna todas as apostilas, notas e cartões de flashcards que você precisa para ajudá-lo a estudar.  Outra coisa, NÃO LEVE para o local de estudo coisas que você não precisa ou que podem ser distrações. Deixe o seu telefone celular para trás, ou coloque-o no silencioso e dentro de uma gaveta ou bolsa, não se preocupe, é pouco provável que o mundo acabará ou alguém precisará de você nos próximos 50 minutos. Se você estiver usando um computador para estudar, não caia na besteira de ficar olhando o facebook ou jogando, deixe isso para os momentos de compensação, lembre-se, o estudo é um compromisso. Ao trazer apenas os materiais que você REALMENTE precisa, o estudo se tornará mais eficaz e você fugirá das distrações

Dica # 4: Manter uma perspectiva positiva sobre o estudo

Muitos concurseiros não gostam de estudar, talvez porque acham que não estão estudando da maneira correta, ou que aquela matéria não é útil para prova ou talvez pensem que não possuem capacidade. Acredite em mim, todas as afirmações acima são auto sabotagens. Comece a ver o estudo com uma perspectiva positiva. Pense que, mesmo que a matéria seja difícil ou pareça irrelevante, se a banca colocou no edital, ela pode ser cobrada.  Por mais difícil e cansativo que seja um tópico, não fique “brigando” ou irritado com a situação, veja pela perspectiva correta e otimista, ao aprender esse assunto você estará mais perto do sucesso. Não deixe os assuntos chatos para depois ou estude de qualquer forma, dê o tempo necessário, procure novos métodos de estudo. Se você não entendeu, volte ao tópico, releia, reveja o vídeo, etc. Quanto a capacidade para passar, acredite em mim, a menos que você tenha algum problema cognitivo grave (o que não é o caso, porque já teriam te avisado kkk), você tem chance de passar. Ao contrário do que a maioria pensa, os que passam em concursos não são gênios, são pessoas esforçadas e persistentes, como você. Encare seus estudos de uma maneira otimista!

Dica # 5: Não procrastine

Procrastinação é o “deixar para depois”, acabar empurrando com barriga até, quando você percebe, não fez o que tem que ser feito. São aquelas situações que você vai começar a estudar, mas, acaba indo tomar água e passa 30 minutos conversando com alguém no caminho, depois, antes de estudar dá uma olhadinha no facebook e lá se foram outros 40 minutos e por fim, resolve ver vídeos no youtube, etc etc. quando você vê, perdeu o dia todo e não estudou nada. Claro que você percebeu que a prática da procrastinação (credo… que nome feio) é prejudicial.

A maioria das pessoas procrastina por natureza, não é algo a se preocupar. O fato de colocar o concurso do Banco do Brasil como prioridade em sua vida e ter a consciência que está “fugindo” dos estudos pode auxiliá-lo a lidar com o problema. No entanto, existem situações que a procrastinação pode indicar alguma patologia, nesses casos (que não são a maioria), você deve procurar um psicanalista. Mas não se apavore, seu caso muito provavelmente se solucionará com a consciência da fuga e determinação de não procrastinar.

Resumindo

Para começar a estudar para o concurso do Banco do Brasil, você precisa entender que os métodos de estudo para um concurso são diferentes do estudo tradicional para faculdade ou prova. Para estudar de forma eficaz você deve separar um espaço adequado e silencioso, definir um cronograma com horários específicos para o estudo, evitar distrações, manter uma perspectiva positiva sobre o estudo e evitar ao máximo a procrastinação. Tenho a certeza que com as dicas do Guia do concurso do Banco do Brasil você multiplicará suas chances de aprovação no próximo concurso. Boa sorte e que Deus te abençoe nos seus estudos!

Ah, deixe suas dicas e métodos de estudo abaixo, tenho certeza que será de grande utilidade para os outros concurseiros!

Wagner :

View Comments (275)

  • Nice post. I learn something new and challenging on blogs I stumbleupon everyday.
    It will always be interesting to read content from other writers and practice a little something from
    their web sites.

  • I think this is among the most significant information for me.
    And i am glad reading your article. But wanna remark on some general things,
    The web site style is great, the articles is really nice : D.
    Good job, cheers

  • I was suggested this website by my cousin. I'm not sure whether this post is written by him as no one else know such
    detailed about my difficulty. You're wonderful! Thanks!

  • We're a group of volunteers and opening a new scheme in our
    community. Your website offered us with valuable
    information to work on. You've done an impressive
    job and our whole community will be grateful to you.

  • I pay a quick visit daily some blogs and information sites to read
    posts, but this web site offers feature based posts.

  • Hi there to every single one, it's actually
    a pleasant for me to pay a visit this web site, it consists of important Information.

  • Hey There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article.
    I will make sure to bookmark it and come back to read
    more of your useful information. Thanks for the post.
    I will definitely return.