Como Começar a Estudar para Concursos

como começar a estudar para concursos

O sonho de quase 100% dos brasileiros é ser empregado com: segurança, estabilidade e um bom salário. O que fazer, então, para que daqui a um ano ou bem menos, você tenha este sonho realizado e comemorar?

A resposta é bem simples, passe em um concurso público!

Não sabe como? O quê estudar? Como estudar? O que fazer?

Bem, vou te ajudar para que você possa realizar este sonho, da seguinte maneira, te fornecendo dicas comprovadas por muitos que as seguiram e, em resultado, passaram em concursos públicos. Hoje estas pessoas estão felizes da vida por alcançarem suas metas pessoais e financeiras por assumirem uma vaga em algum órgão público.

Não espere que editais sejam publicados para começar a estudar para Concursos!

Porque o tempo entre a publicação de um edital e a prova é, na maioria das vezes, muito curto com um período em torno de 02(dois) meses e há muitas matérias que precisam ser vistas. Uma preparação com antecedência deixará você pronto quando a oportunidade aparecer.

Logo após escolher a área de concursos que te interessa, procure um curso preparatório presencial para você se sentir mais apoiado, porque encontrará pessoas que focam em um projeto parecido. Mas, um curso pela internet te ajudará a economizar tempo de deslocamento, especialmente, para quem tem horário irregular de estudo, devido o trabalho.

Estes dois tipos de curso, sendo de qualidade e tendo uma boa didática, oferecem ótimo resultado facilitando a absolvição das matérias e acelerando sua aprovação.

Também, não esquecendo, que é muito importante ter um bom material de consulta, livros específicos para concurso, não os de faculdade, porque os específicos para concurso abordam bem a matéria de acordo com o que vem sendo cobrado em concursos. Obtenha o que há exercícios didáticos sobre os tópicos abordados nele, pois sem dúvida são muito úteis durante o seu estudo.

Vamos a Ação

Primeira ação a ser feita é elaborar o, sempre eficiente, quadro de horário, adicionando nele todas as atividades a serem realizadas.

Em seguida aprimorar sua habilidade em interpretação de leitura, por que todas as provas de concursos tem em seus conteúdos textos para você interpretar, além de frisar que para ter uma fixação do que é estudado, há a real necessidade de compreender muito bem o que se ler.

Guia para Melhorar a Leitura

Existem 03(três) fases chamadas de “3R” que são três formas diferentes de se ler, elas correspondem a 03(três) estágios de fixação cerebral e um complementa o outro.

São as seguintes:

  • Definir o que você está procurando ou quer aprender e formular perguntas ou questões.

  • Ler o texto rapidamente, prestando atenção de modo aleatório a termos isolados, lendo títulos e subtítulos sem esquecer-se de reparar nas figuras, as notas, e os termos em negrito.

  • Depois ler de modo tradicional com, atenção, e, se possível, sublinhando o que for mais importante.

Não Esqueça!

Sempre releia o texto fazendo revisão do que for mais importante, respondendo às perguntas que você formulou antes, reforçando aqueles conteúdos que tiveram uma menor fixação.

Elabore perguntas sobre o que se sabe e o que vai ser tratado, além do que se quer aprender. Se questione sobre o que está estudando, pois isso expandirá seus conhecimentos sobre a matéria.

Não deixe nada para a última hora, seja um trabalho ou uma inscrição em concurso. Se deixar para o último dia está pedindo para ter problemas. Pode acontecer que no último dia uma máquina possa quebrar ou alguém possa ficar doente, ocorra um imprevisto, e coisas assim.

Se organizar e cumprir suas tarefas sem procrastinar. Definir prioridades. Ter disciplina em seu tempo. Estabelecer metas e cumpri-las. São as melhores dicas de estudo!

Wagner :

Comments are closed.